Canavieiras abre novos cursos para usuários do Bolsa FamÃlia
A Prefeitura de Canavieiras, por meio de sua Secretaria da Assistência Social, pretende iniciar oficinas de estética e beleza, artesanato e culinária. Para tratar do assunto, será realizada uma reunião na próxima quinta-feira (17) com o professor Raimundo Bonfim, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Esses cursos, assim como outros que serão discutidos na ocasião, são uma parceria da Secretaria com a Uesc para os beneficiários do Bolsa Família.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Vanessa Leite, a recomendação do prefeito Almir Melo é incentivar a socialização dos assistidos pelos diversos programas, através da convivência em grupo, incentivando novas perspectivas de vida. “Dentre os trabalhos de socialização estão previstos o incentivo ao estudo e o fortalecimento de vínculos sociais e familiares”, afirma.
Os temas abordados priorizam a ocupação do tempo ocioso com atividades prazerosas oferecidas pelas equipes técnicas do Creas, de acordo com cada tipo de programa. As oficinas de artesanato, por exemplo, são voltadas para as donas de casa, no sentido de que possa gerar renda para complementar as despesas da família.
Informa, ainda a Secretária Vanessa Leite, que uma das características positivas do Programa Bolsa Família é disponibilizar cursos e oficinas, com a finalidade de capacitar os beneficiários, para que encontrem uma “porta de saída” do programa. “Nesses cursos e oficinas eles aprenderão a gerar renda e poderão a exercer novas atividades produtivas”, ressalta a secretária.
O oferecimento de cursos, palestras e oficinas é uma das atividades constantes da Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Assistência Social está oferecendo mais um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os beneficiários do Bolsa Família, o de apicultura. “Trata-se de uma atividade que propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente”, explica.
Atualmente, a Secretaria da Assistência Social promove um curso para Operadores de Máquinas Pesadas e planeja ampliar a oferta de oportunidades de geração de emprego e renda com novos cursos e palestras. A Prefeitura está sempre em busca de novas parcerias para profissionalizar a população economicamente inativa da cidade e, consequentemente gerar renda para essas pessoas.